Correio Popular Notícia


PORTO VELHO
Inicia segundo encontro da região Norte de Arborização Urbana

Data da notícia: 2015-10-30 10:55:00
Foto:

(Da Redação) A cidade de Porto Velho sedia, desde da última terça-feira (27), o II Encontro da região Norte de Arborização Urbana (Ernau). O evento que encerra hoje (30) é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) com o apoio da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau). A solenidade acontece no Anfiteatro Guaporé, anexo do Teatro Estadual Palácio das Artes. A primeira edição foi realizada em março de 2011 em Manaus.

O secretário da Sema, Edjales Brito, explicou que o objetivo deste encontro é reunir os estados amazônicos para que discutam políticas públicas, de forma que promovam e implementem a arborização urbana na região Norte. ?Este encontro estabelece diretrizes para que esses estados possam elaborar uma agenda de arborização urbana. Também é um preparativo para o Encontro Brasileiro de Arborização Urbana que vai acontecer em novembro em São Paulo?, afirmou.

Brito acredita que a cidade está no caminho correto da arborização. ?Precisamos avançar muito ainda nas vias públicas. Temos hoje um Plano Diretor e Arborização Urbana, que nos permite trabalhar nos padrões técnicos e científicos, e isso faz com que a gente saiba que está plantando de forma certa, em local e com manutenção correta.
Não é apenas plantar, mas fazer um acompanhamento dentro dos padrões. E esperamos que daqui a quinze anos a cidade tenha uma arborização plena?.

André Duarte Puente, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana ?Sbau, trabalha há 33 anos com arborização. Ele diz que cerca de setenta por cento da população Brasileira está nas cidades e se sentem desconfortáveis com o calor. ?A arborização transfora o ambiente em ilhas de frescor através da sua biologia e fisiologia vegetal. A transpiração dela traz um ar-condicionado para a cidade. Hoje, os bairros que mais têm árvores são os mais valorizados?, afirmou.

Segundo ele, a Prefeitura de Porto Velho está de parabéns pela inciativa de ter um Plano Diretor e Arborização. De fazer um diagnóstico pleno e realizar o plantio e manutenção de acordo com as necessidades locais, levando em consideração clima geografia, hidrografia, a escolha de espécies locais e envolvimento da população no processo. Ajudamos a formatar o início do processo na cidade há dois anos atrás, agora, a cidade parte para uma evolução que é sediar o segundo encontro da região Norte.

Contexto Urbano
Engenheiro Agrônomo e gestor ambiental, Heitor Liberato, coloca a árvore, no contexto urbano, como uma questão social e de saúde que proporciona benéficos econômico paras as cidades e eleva a qualidade de vida. ?A realidade da arborização de Porto velho não foge muito das outras cidades amazônicas que sugiram à beira do rio e estradas. E isso causa problema para quem vai querer arborizar posteriormente. Mas temos visto melhorias na cidade. Neste encontro vamos buscar interiorizar e este tema?, disse.



Andréia Mitoso é analista ambiental do Instituto Chico Mendes, ela aponta que é um momento importante, pois discute temas e questões técnicas da arborização urbana como quais as árvores mais apropriadas para um espaço público e como população pode interagir. ?Buscamos ter uma perspectiva boa, de qualidade e a cidade cresce e a população tem que fazer a sua parte, pois todos dizem que querem árvore e sombra, mas não se junta para discutir sobre isso?, comenta.
O encontro é direcionado à sociedade em geral, profissionais e estudantes, pesquisadores, produtores entre outros envolvidos com o tema arborização urbana na região amazônica.

Com informações de Rebeca Barca ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1606 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.